A história permeia todos os recantos dessa cidade magnífica, conhecida como a “Cidade Eterna”.
Ela conserva sua grandiosidade e reputação como um dos maiores centros culturais do mundo, cuja economia é extremamente dependente do turismo. Apesar do trânsito e da poluição, típicos de grandes metrópoles, Roma é célebre por seus excelentes restaurantes, animados cafés nas calçadas, elegantes lojas e mais de 300 fontes iluminadas. Pode-se locomover pela cidade de metrô e ônibus, mas o importante é andar a pé o máximo que puder para não perder a chance de apreciar a arquitetura, a beleza e a história desta cidade.
Roma é uma cidade onde a cada esquina existe algo de interessante, desde um prédio, uma fonte, passando por igrejas, pórticos, estátuas, até chegar às lojas, cantinas, tratorias e adegas. A contratação de um bom guia local, pelo menos para um dia, é muito útil para não passar despercebido algum lugar de importância histórica e cultural, além da possibilidade de compra antecipada dos principais ingressos, como do Museu do Vaticano que costuma ter uma fila extensa. Ainda poderá receber dicas da melhor maneira de se locomover na cidade, de restaurantes pitorescos e com bons preços, dos cuidados com a segurança, entre outras.
Os principais pontos turísticos que não se pode deixar de visitar:
Basílica de São Pedro, Vaticano e Museu: A basílica, as tumbas dos Papas e a cúpula é possível visitar em um dia só. Para visitar os museus, onde está a famosa Capela Sistina é preciso de, no mínimo, 3 horas. Detalhe importante: não é permitido entrar nas igrejas com bermuda ou saia curta e nem blusas sem mangas, caso esteja muito calor é só colocar um lenço por cima. A benção do papa é sempre às quartas-feiras ao meio-dia.
Castel Sant’Angelo: Também conhecido como Mausoléu de Adriano (imperador), já foi usada como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália.
Piazza Navona: Essa belíssima praça nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Além disso, bem ao centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e, ao lado, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos.
Pantheon: Templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.
Fontana de Trevi: Com certeza, é uma das maiores e mais bonitas fontes de Roma.
Inaugurada em 1735, marca o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma.
Fórum Romano: Era o centro comercial, religioso e político da Roma Imperial.
Coliseu: Construído nos anos 70 d.C. foi utilizado para realizar combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas, etc.
Palatino: Uma das sete colinas de Roma, é uma das partes mais antigas da cidade. Segundo a lenda, Roma teve origem exatamente nessa colina.
Foi sede das residências dos aristocratas (época republicana) e imperadores (período imperial) de Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário